quarta-feira, 16 de outubro de 2013

APLQ 0.0 e 0.1 – Separar e Purificar 10CT4 Grupo F

APLQ  0.0 e 0.1 – Separar e Purificar
10CT4 Grupo F



Nas aulas experimentais do dia 27/09/13, a nossa turma realizou, em grupos distintos, três experiências baseadas na separação e purificação de misturas.

1.       Separação de uma mistura heterogénea líquido-sólido ( água e terra ) por uma filtração a pressão reduzida. Esta é mais rápida do que a filtração por gravidade, visto que é utilizado uma bomba de vácuo que acelera o processo, criando vácuo e ajudando na filtração. O filtrado é vertido para outro recipiente.







2.       A)  Separação de uma mistura heterogénea sólido-líquido ( areia e água salgada – solução de solvente água e soluto cloreto de sódio ) por uma filtração por gravidade. Utilizando um funil e papel de filtro, o líquido foi escorrendo pelo papel, ficando o sólido retido no mesmo.



          B)  Separação da mistura homogénea líquido-sólido/solução ( água e cloreto de sódio ) por cristalização. Aqui, colocamos a mistura na estufa ( a 55º ), numa caixa de petri. Assim, a água foi evaporando, ficando apenas os cristais de cloreto de sódio.
                Tanto no A como no B foi usada uma balança, antes da experiência , para medir as quantidades a utilizar e no final para determinar a quantidade de soluto que conseguimos recuperar  ( m = 2,50g; r= 2,50/4 x 100 = 62,5 % ).







3.       Separação de uma mistura heterogénea líquido-líquido ( água e azeite ) por decantação líquido-líquido. Aqui utilizamos um suporte universal, uma noz e um funil de decantação. O líquido mais denso depositou-se no fundo do funil,  ficando o outro acima dele, já que os mesmos são líquidos imiscíveis. Assim, o líquido mais denso vai escorrendo através da válvula do funil, que é fechada quando o mesmo já transitou completamente para outro recipiente, retendo-se, assim, o líquido decantado.








Nas aulas experimentais do dia 4/10/13, elaboramos mais outras duas experiências baseadas no mesmo tema que as anteriores.


4.       Separação de uma mistura homogénia sólido-líquido/solução ( água e sulfato de cobre ) por cristalização. O processo é o mesmo que o já referido no tópico 2-B. No princípio, utilizou-se um balão volumétrico, para medir o volume de solução e a balança, para pesar a solução e o soluto cristalizado no final.


5.       Separação de uma mistura homogénea líquido-líquido ( água destilada e e alcoól etílico ) por destilação fracionada.  Foi necessário uma montagem complexa do equipamento, para a realização deste processo de separação de dois líquidos voláteis, com pontos de ebulição próximos.
 O aquecimento da solução no balão, provocou a evaporização de ambos os líquidos, sendo o de menor ponto de ebulição ( o mais volátil, neste caso, o álcool ) o primeiro a evaporar. Com isto, ele percorre a coluna de fracionamento, onde as “bolinhas” da mesma vão impedir que as partículas de água sejam arrastadas com o outro líquido, condensando-as de novo. Ao chegar ao condensador,  o álcool depara-se com uma descida de temperatura, visto que á volta das parades do condensador circula água fria. Ao entrar em contato com essas paredes frias, o vapor condensa, retornando ao estado líquido. Após algum tempo, todo o destilado ( álcool ) será retido e sobrará a outra substância no balão de vidro.O termómetro serve para manter uma temperatura constante e relacioná-la com os pontos de ebulição das substâncias em questão.









CONCLUSÃO:   Com estas aulas, pudemos comprovar que todas as misturas podem ser separadas nas suas substâncias constituintes, por vários processos de purificação, uns mais complexos que outros.

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